A Secretaria Municipal da Saúde promoveu, na terça-feira, 16, mais uma atividade vinculada ao projeto Educação Permanente na Saúde, iniciativa voltada à qualificação contínua dos profissionais que atuam no sistema de saúde municipal. Desta vez, a saúde e o bem-estar no trabalho foram a temática abordada por meio de palestra que aconteceu no auditório do Centro Municipal de Saúde Dr. Helmo Sebastião Diello, reunindo 48 servidores municipais entre dois turnos.
A palestra foi ministrada pela psicóloga Marina Andrade Zini, profissional do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Caxias do Sul (Cerest Serra), serviço especializado e multiprofissional na área da saúde do trabalhador, o qual faz parte da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde e abrange os profissionais de saúde de Carlos Barbosa.
Ao longo da capacitação, Marina debateu temas que envolvem a saúde mental do trabalhador, isto é, do bem-estar emocional e psicológico no ambiente corporativo e dos impactos das micro violências cotidianas nas rotinas. Além disso, abordou que marcadores sociais impactam diretamente nas condições mentais de cada indivíduo/trabalhador, sendo os principais o gênero, a raça, orientação sexual, escolaridade e condição financeira.
A psicóloga ressaltou ainda que, de acordo com as novas regras da Norma Regulamentadora nº 1, vigente desde maio, as empresas brasileiras são obrigadas a mapear e gerenciar os riscos psicossociais, como assédio e sobrecarga, e tratando o adoecimento mental com o mesmo rigor dos riscos físicos e químicos.
“Precisamos entender de que forma podemos estar sendo interventivos e preventivos em relação ao adoecimento ocupacional e da importância da coletivização de demandas, da constituição de espaços coletivos que permitam criar zonas de contatos para a realização de análise, de confrontação de ideias, posicionamento e afetos como dispositivos de produção e promoção da vida”, salienta Marina.