São Sebastião do Cai- Entre os aportes feitos pela CSG estão as recuperações asfáltica e de sinalização, socorro às vítimas de acidentes e as construções das bases de atendimento ao cliente e o free flow. Em 2024, concessionária inicia obras de construção de acostamentos e de ponto de parada para caminhoneiros, sendo que até 2025 são esperadas duplicações.
Os motoristas que trafegam pelas rodovias do Vale do Caí e Serra Gaúcha já sentem os benefícios que a nova concessão das estradas gaúchas do Bloco 3 está proporcionando. Desde fevereiro do ano passado, os 271,5 km administrados pela CSG já receberam cerca de R$ 270 milhões em investimentos para operação, conservação, manutenção e melhoramentos da infraestrutura nas ERS-122, ERS-446, ERS-240, RSC-453, BR-470 e RSC-287.
Os 12 primeiros meses de concessão foram concentrados na execução dos trabalhos iniciais de pavimentação, sinalização e reformas nas seis malhas viárias, que cruzam 18 municípios, assim como a intervenção emergencial durante as chuvas que assolaram o Estado.
Previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER) do Rio Grande do Sul, as ações de manutenção e conservação mudaram a forma de viajar nestas localidades, oferecendo conforto, fluidez e segurança na trafegabilidade, como explica Ricardo Peres, diretor-presidente da CSG.
“Em fevereiro de 2023, encontramos rodovias em estado precário, que tinham problemas de pavimentação, em obras de arte especiais, drenagem, sinalização, terraplenos, elementos de proteção e segurança. Atualmente, temos a satisfação de entregar as seis rodovias com todos os seus sistemas plenamente funcionais, agregando uma melhora significativa na trafegabilidade”, salienta.
As melhorias nas condições das vias figuram como destaque positivo do primeiro ano de concessão também na avaliação do secretário de Parcerias e Concessões do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi.
“Foram restaurados todos os pavimentos dos 271,5 km do trecho do Bloco 3. Entre as obras, destaco a recuperação asfáltica dos 40 km da ERS-122, entre os km 126 e 168, um trecho que apresentava condições muito precárias até então, entre os municípios de Antônio Prado, Ipê e Campestre da Serra. Também avaliamos como muito positivo a instalação das bases de atendimento ao cliente, que garantem maior segurança e conforto para os motoristas, bem como a rápida resposta diante de eventos climáticos extremos no sentido de liberação dos locais afetados das rodovias”, ressalta Capeluppi.
Recuperação asfáltica:
Entre as obras realizadas pela CSG no primeiro ano estão a aplicação de cerca de 105 mil toneladas de asfaltos-borracha e modificado com polímero, que são considerados os de maior resistência e durabilidade. Foram realizadas fresagens e recuperação asfáltica ao longo dos 271,5 km de concessão nas ERS-122, BR-470, RSC-453, ERS-446, RSC-287 e ERS-240, além de operações emergenciais tapa-buracos nas seis rodovias.
Os restauros incluíram os 168 km da ERS-122 (de Ipê até Portão), 11 km da BRS-470 (entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa), 20 km da RSC-453 (entre Garibaldi e Farroupilha), 14 km da ERS-446 (entre Carlos Barbosa e São Vendelino), 21 km da RSC-287 (entre Triunfo e Montenegro) e 33 km da ERS-240 (entre São Leopoldo, Portão, Capela de Santana e Montenegro).
O primeiro ano também foi marcado pela implementação do free flow, uma das primeiras inovações da CSG. Inédito no Estado, o sistema de cobrança de pedágio com passagem livre, sem cancelas ou filas, é o primeiro do país a funcionar em rodovias estaduais. A moderna tecnologia opera por pórticos com câmeras e sensores de identificação de veículos.
O novo conceito de cobrança automática de pedágio está transformando a rotina de motoristas e gestores de empresas por possibilitar autonomia na gestão da viagem, proporcionando fluidez e economia no tráfego, além de ajudar na preservação do meio ambiente, devido à redução de gases poluentes.
Após a passagem pelo pórtico, os clientes têm até 15 dias para pagar a tarifa. Para quitar o valor, é possível fazer de múltiplas formas, por meio de tag (adesivo eletrônico colado no para-brisas), no aplicativo “CSG FreeFlow”, pelo site www.freeflow.csg.com.br ou nas cinco bases de atendimento da concessionária, na ERS-122, RSC-453 e ERS-240. A CSG também oferece planos de descontos para uso frequente.
Previstos pela concessionária como parte dos trabalhos iniciais, foram instalados seis pórticos de cobrança: em Antônio Prado (km 108,3 da ERS-122), em São Sebastião do Caí (km 4,6 da ERS-122), Farroupilha (km 45,5 da ERS-122), Ipê (km 151,9 da ERS-122), Capela de Santana (km 30,09 da ERS-240) e em Carlos Barbosa (km 6,5 da ERS-446). O sistema de Antônio Prado está em operação desde dezembro de 2023. Já os demais cinco pontos devem iniciar a cobrança ainda neste mês de fevereiro, mediante autorização da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
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