Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Publieditorial
    • Saúde
    • Segurança
    • Sem categoria
    • Trânsito
  • Estação TV
  • Programação/Equipe
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • História da Rádio
  • Política de privacidade
  • Baixe o App
Estação FM
Estação FM Estação FM
  • Notícias
    • Agricultura
    • Economia
    • Educação
    • Emprego
    • Esportes
    • Festiqueijo
    • Geral
    • Infraestrutura
    • Meio ambiente
    • Obituário
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Trânsito
  • Estação TV
  • Anuncie
  • Programação/Equipe
  • Sobre
  • Fale conosco
  • Baixe o App
OUÇA AO VIVO
  • Carlos Barbosa

Saúde promove ação de conscientização sobre câncer de pele para trabalhadores da construção civil

  • Estacao FM
  • 28/04/2026

A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador, realizou uma ação de conscientização voltada a profissionais da construção civil, com foco na prevenção do câncer de pele. A atividade incluiu orientações sobre identificação de lesões suspeitas, medidas preventivas e cuidados após o diagnóstico.

A palestra foi conduzida pela médica dermatologista Mônica Guzinski Rodrigues Holz, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e pela enfermeira da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Viviane Gaspary Ardanaz.

Durante o encontro, foi destacado que trabalhadores da construção civil estão entre os grupos mais vulneráveis ao câncer de pele, devido à exposição frequente e prolongada à radiação solar. Por isso, a adoção de medidas preventivas e a detecção precoce são fundamentais para reduzir casos e evitar complicações mais graves.

Os participantes receberam informações sobre os principais tipos da doença — melanoma e não melanoma —, além de orientações sobre o uso correto de protetor solar e de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como roupas de manga longa, chapéus e bonés. Também foram incentivados a procurar avaliação médica diante de qualquer alteração persistente na pele.

Ao final da atividade, as profissionais esclareceram dúvidas dos trabalhadores e realizaram avaliações de pintas e manchas. Os casos que apresentaram necessidade foram encaminhados para consulta com dermatologista no Centro de Saúde.

O câncer de pele

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, com mais de 175 mil novos casos registrados anualmente.

Apesar da alta incidência, a doença apresenta elevados índices de cura quando diagnosticada precocemente. O câncer de pele ocorre devido ao crescimento anormal e descontrolado das células da pele.

Entre os principais sinais de alerta estão lesões assimétricas, com bordas irregulares e variação de cores. A prevenção inclui o uso diário de protetor solar, roupas adequadas e a redução da exposição ao sol, especialmente entre 10h e 16h.

O diagnóstico é feito por dermatologista, por meio de avaliação clínica e dermatoscopia, sendo a biópsia essencial para confirmação do tipo da doença.

Estacao FM

Mais notícias
ler agora

Do pedido médico ao resultado: conheça a logística dos exames no Tacchini Carlos Barbosa

ler agora

Estação Zapping é transferido para o próximo sábado, 24 de outubro

ler agora

Estação Zapping é transferido para o próximo sábado, 24 de outubro

ler agora

Resíduos de materiais de construção: Prefeitura alerta moradores sobre o risco de entupimento de bocas de lobo

ler agora

Outlet oficial da Tramontina retoma atividades em Carlos Barbosa após receber mais de 30 mil visitantes

ler agora

Prefeitura abre inscrições para processo seletivo de estagiários no dia 20 de outubro

ler agora

Duas farmácias são alvo de furto em Carlos Barbosa

ler agora

Aberto o período de inscrições para o ano letivo de 2027 na Educação em Barbosa

ler agora

Casal é preso com armas de fogo, drogas e dinheiro, em Carlos Barbosa

Leia também
  • Polícia Rodoviária da Brigada Militar flagra caminhão com mais de 72 toneladas na ERS-122 em Farroupilha
  • Confira as obras que serão realizadas pela CSG nas rodovias estaduais concedidas no Vale do Caí e na Serra Gaúcha
  • Polícia Civil prende preventivamente proprietário de escola de voleibol investigado por crimes contra adolescentes em Veranópolis
  • Brigada Militar apreende menor por tráfico de drogas em Bento Gonçalves
  • Carlos Barbosa participa de projeto para construção de estratégias de adaptação climática
Estação FM
  • Ouça no app
  • Anuncie na Estação
  • Política de privacidade
© copyright - Rádio Estação FM – Rua Humberto Accorsi, 230 B. Aurora, Carlos Barbosa (RS) | tel.: (54) 3461 9707

            

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Envie sua mensagem!

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a Política de Privacidade para mais informações.Aceitar